Orientações ao presidente – Defesa de Dissertação Presencial

DEFESA PRESENCIAL

A presidência da banca de defesa deverá ser exercida pelo(a) orientador(a) ou coorientador(a), responsável pela condução dos trabalhos e, em casos de empate, exercer o voto de minerva.

Professores(as) afastados(as) para formação, licença capacitação ou outras atividades acadêmicas relevantes poderão participar das bancas examinadoras, não podendo assumir a presidência de bancas de defesa de trabalho de conclusão.

Os Documentos:

Antes da defesa o(a) presidente da banca (orientador(a)) receberá em seu e-mail institucional a ata, a folha de modificações e a lista de presença para ouvintes.

Ao final da sessão, o presidente da banca precisará complementar, na ata, os campos que estão indicados com as letras XX (Hora de início e término da apresentação do aluno; Hora de início e término de toda a sessão; e resultado final. Para o resultado final basta apenas dar um clique na caixinha indicada).

O presidente da banca deverá preencher a folha de modificações, informando as modificações sugeridas pela banca. Solicitamos, por gentileza, que leia a ata na íntegra para verificar se todos os dados estão corretos.

É necessário também que disponibilize no momento da banca a lista de presença para preenchimento/assinatura dos presentes para que a Secretaria do Programa faça as declarações.

Após preenchimento da ata, solicitamos que colete as assinaturas:

  • pelo Assin@UFSC: assinam o presidente da banca, os membros internos, os membros externos ao Programa (que são da UFSC) e o(a) discente;
  • pelo Gov.br:  assinam os membros externos (que não são da UFSC);

Por último, e, em seguida, encaminhe a ata assinada para a Secretaria por e-mailno prazo de 72h, após a data da defesa.

Orientações para Deliberação da Banca Examinadora:

A decisão da banca examinadora deve seguir as orientações da Resolução Normativa Nº154/2021/CUn Art. 72:

“Art. 73. A decisão da banca examinadora de trabalho de conclusão será tomada pela maioria de seus membros, podendo o resultado da sessão de defesa ser:
I – aprovado; ou
II – reprovado. “

  • Caso algum membro titular da banca examinadora não possa participar da apresentação, deverá avisar com antecedência ao suplente e ao presidente da banca, para as devidas substituições.
  • A declaração de participação dos membros da banca examinadora será encaminhada por e-mail pela Secretaria assim que a defesa for encerrada.