Formulários e Requerimentos Internos

Clique sobre a solicitação desejada para ver os formulários correspondentes

 

  1. Matrícula: ingressante, disciplina isolada e ajuste de matrícula
    Acesse abaixo os formulários de matrícula do PROFMAT, para mais informações sobre as modalidades de matrículas, você deve acessar -> o Menu de Matrículas.

    – Requerimento de matrícula para aluno ingressante
    – Requerimento de matrícula para aluno em disciplina isolada
    – Requerimento de Ajuste de Matrícula – inclusão e/ou cancelamento de disciplinas
    Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).

  2. Indicação de Orientador(a) e Coorientador(a)

    O(a) discente deve preencher os requerimentos abaixo e quando for solicitação de orientação encaminhar anexando o Plano de trabalho. Lembramos que cada estudante terá, no máximo, até o final do segundo período letivo após sua primeira matrícula para formalizar orientação definitiva, com a submissão de formulário próprio à Secretaria do Programa e posterior homologação pela Coordenação.

    – Requerimento de indicação de orientador(a)
    – Requerimento de inclusão de coorientador(a)
    – Plano de Trabalho
    Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).

  3. Alteração de Orientador(a) e Coorientador(a)

    Caso haja necessidade de alteração de orientador(a)/coorientador(a), o(a) discente deve preencher o formulário abaixo e encaminhar à Secretaria que enviará para a análise da Coordenação.

    – Requerimento de alteração de Orientador(a)/Coorientador(a)

    Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).

  4. Validação de Créditos

    Quaisquer disciplinas do Catálogo do PROFMAT que foram concluídas com aprovação em qualquer Instituição Associada poderão ter seus créditos validados no PROFMAT-BNU caso sejam satisfeitos os critérios definidos em Regulamentação Interna infra regimental específica. A solicitação de validação de créditos em disciplinas deve ocorrer no ato da primeira matrícula no Programa ou ao longo do curso.

    – Requerimento de validação de créditos de disciplinas

    O formulário, preenchido e assinado, deve ser enviado para a Secretaria do Programa pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI), juntamente com os documentos comprobatórios da(s) referida(s) disciplina(s), que contenham as seguintes informações: ementa e/ou conteúdo programático, professor(a) responsável, nota/conceito e carga horária.

    Após a formalização, a solicitação será encaminhada para análise e deliberação do Colegiado Delegado. 

  5. Validação de Proficiência em Línguas

    Será exigida a comprovação de proficiência em Inglês, podendo ocorrer no ato da primeira matrícula no Programa ou ao longo do primeiro ano acadêmico. O estudo de idiomas estrangeiros para aprovação de proficiência não gera direito a créditos no programa.
    Os(as) estudantes estrangeiros(as) do Programas deverão também comprovar proficiência em Língua Portuguesa.  Para alunos(as) indígenas brasileiros(as), falantes de Português e uma língua indígena, a mesma poderá ser considerada como equivalente a idioma estrangeiro para fins de proficiência, mediante aprovação do Colegiado Delegado.
    Os procedimentos para a comprovação da proficiência em idioma estrangeiro serão descritos em Regulamentação Interna infra regimental específica.

    – Requerimento para validação de proficiência em línguas

    Após o preenchimento do documento, o estudante deve abrir chamado no Portal de Atendimento Institucional (PAI) da Pós-Graduação, anexando o requerimento e a declaração de proficiência em arquivo compactado (.zip).

  6. Afastamento por motivo de doença

    Para solicitação de afastamento por motivo de doença do(a) estudante ou de um familiar, o discente deve ler atentamente ao Memorando Circular 18/2018/PROPG que trata dos orientações e procedimentos para que seja realizado tal requerimento.

    – Formulário de Solicitação de licença para tratamento de saúde próprio ou de familiar

    Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI), anexando o formulário e o atestado médico em arquivo compactado (.zip)..

  7. Afastamento por motivo de maternidade/paternidade

    Para solicitar licença gestante, adotante ou paternidade, os estudantes devem seguir os procedimentos descritos na página correspondente no site do Programa.

    – Formulário de Solicitação de licença gestante, adotante e paternidade

    Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).

  8. Trancamento / Destrancamento

    O fluxo do(a) estudante nos cursos será definido nos termos do art. 36 (do Regimento Interno do PROFMAT), podendo ser acrescidos em até 50% (cinquenta por cento), mediante mecanismos de prorrogação, excetuados o trancamento, a licença-maternidade e as licenças de saúde.
    O(A) estudante do PROFMAT-BNU poderá trancar matrícula por até 12 (doze) meses, em períodos letivos completos, sendo o mínimo um período letivo.
    O trancamento de matrícula poderá ser cancelado a qualquer momento, resguardado o período mínimo definido, ou a qualquer momento, para defesa do Trabalho de Conclusão de Curso.
    Não será permitido o trancamento da matrícula nas seguintes condições
    I – no primeiro período letivo;
    II – em período de prorrogação de prazo para conclusão do curso.

    – Requerimento de trancamento do programa
    – Requerimento de destrancamento

    Obs.: para Trancamento, é necessário o envio de:
    – Declaração de Negativa de Débitos com a Biblioteca Universitária (solicite pelo e-mail bs.bnu@contato.ufsc.br)
    – Declaração de Negativa de Débitos com o Restaurante Universitário (solicite pelo e-mail ru.blumenau@contato.ufsc.br)

    Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI) em pasta zipada. NÃO junte os arquivos em mesmo pdf, pois isso quebra a cadeia de assinatura e invalida os documentos.

    Para zipar uma pasta você deve seguir os passos:
    1. Localize os arquivos que você quer zipar (compactar).
    2. Selecione os arquivos que serão compactados, clique com o botão direito do mouse e selecione “7-ZIP”;
    3. Clique em Adicionar para “nome da pasta.zip”;
    4. Uma nova pasta compactada com o mesmo nome é criada no mesmo local. Para renomeá-la, clique com botão direito, selecione Renomear e depois digite o novo nome.

  9. Desligamento

    O(a) discente pode solicitar desligamento do PROFMAT a qualquer momento, por meio do formulário abaixo listado:

    – Requerimento de desligamento do programa

    Para solicitar o Desligamento, o(a) discente deve encaminhar o requerimento e as Declarações Negativas de Débitos:
    – Declaração de Negativa de Débitos com a Biblioteca Universitária (solicite pelo e-mail bs.bnu@contato.ufsc.br)
    – Declaração de Negativa de Débitos com o Restaurante Universitário (solicite pelo e-mail ru.blumenau@contato.ufsc.br)

    Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI) em pasta zipada.

    NÃO junte os arquivos em mesmo pdf, pois isso quebra a cadeia de assinatura e invalida os documentos. Para zipar uma pasta você deve seguir os passos:
    1. Localize os arquivos que você quer zipar (compactar).
    2. Selecione os arquivos que serão compactados, clique com o botão direito do mouse e selecione “7-ZIP”;
    3. Clique em Adicionar para “nome da pasta.zip”;
    4. Uma nova pasta compactada com o mesmo nome é criada no mesmo local. Para renomeá-la, clique com botão direito, selecione Renomear e depois digite o novo nome. 

  10. Dispensa do ENQ

    O Exame Nacional de Qualificação (ENQ) consiste em uma única avaliação escrita, ofertada duas vezes por ano, versando sobre questões discursivas envolvendo os conteúdos das disciplinas básicas ofertadas nos primeiros dois semestres do curso. As disciplinas básicas são as obrigatórias: “Números e Funções Reais”; “Matemática discreta”; “Geometria” e “Aritmética”.
    Em caso de impedimento por motivo de doença, o discente poderá solicitar dispensa da realização do ENQ, exclusivamente com a Coordenação Acadêmica Institucional, de acordo com as normas de cada Instituição Associada.
    As solicitações de dispensa de realização do EXAME mencionadas acima serão analisadas pelos órgãos competentes de cada Instituição Associada. Se a solicitação for atendida, o discente ficará automaticamente inscrito para a chamada seguinte do EXAME. Em caso de indeferimento, caracterizará que o discente utilizou de uma das duas oportunidades para obter aprovação.

    – Requerimento de Dispensa do Exame Nacional de Qualificação

    Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).

  11. Defesa de Dissertação: Marcação de data

    É condição para a obtenção do título de Mestre a defesa pública do Trabalho de Conclusão de Curso, no qual o(a) estudante demonstre domínio atualizado do tema escolhido, nas formas de dissertação ou outro tipo de trabalho de conclusão, como definido em Regulamentação Interna infra regimental específica baseada. Elaborado o Trabalho de Conclusão de Curso, o mesmo deverá ser defendido em sessão pública, perante uma banca examinadora, desde que o(a) estudante cumpra as seguintes exigências:
    I – ter sido aprovado(a) em pelo menos 9 (nove) disciplinas, incluindo todas as disciplinas obrigatórias definidas no Catálogo de Disciplinas;
    II – ter índice de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero);
    III – ter comprovado a proficiência em idioma estrangeiro; e
    IV – ter sido aprovado(a) no ENQ.

    A solicitação de agendamento da defesa pública do Trabalho de Conclusão de Curso e aprovação da Banca Examinadora será feita através de formulário próprio encaminhado à Secretaria do PROFMAT-BNU, juntamente com o trabalho de conclusão (em formato PDF), com antecedência mínima de 35 (trinta e cinco) dias da data de defesa.

    Encaminhar foto para convite de divulgação da Defesa. A foto deve ser de rosto, em local bem iluminado, em fundos lisos, enviada em tamanho real.

    O envio do trabalho de conclusão (em formato PDF) aos membros da Banca Examinadora é de responsabilidade do(a) discente em conjunto com o(a) orientador(a), e deverá ser feito logo na sequência da emissão da Portaria de designação da banca.

    – Requerimento de Defesa de Dissertação

    Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI) juntamente com o trabalho de conclusão (em formato PDF).

  12. Prorrogação de Defesa de Dissertação

    O fluxo do(a) estudante nos cursos será definido nos termos do art. 36, podendo ser acrescidos em até 50% (cinquenta por cento), mediante mecanismos de prorrogação, excetuados o trancamento, a licença-maternidade e as licenças de saúde.
    A prorrogação é entendida como uma extensão excepcional do prazo máximo previsto no art. 36, mediante aprovação do Colegiado Delegado.
    O(A) estudante poderá solicitar prorrogação de prazo, observadas as seguintes condições:
    I – por até 12 (doze) meses, descontado o período de trancamento;
    II – o pedido deve ser acompanhado de concordância do(a) orientador(a);
    III – o pedido de prorrogação, devidamente fundamentado, deve ser protocolado na secretaria no mínimo 60 (sessenta) dias antes de esgotar o prazo máximo de conclusão do curso.

    – Requerimento de Prorrogação de Defesa de Dissertação

    Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).

  13. Defesa fora do prazo

    A “defesa fora de prazo”, para fins da Resolução Normativa N.º 5/2020/CPG, refere-se ao pedido de defesa de tese ou dissertação que extrapole os prazos máximos definidos na Resolução Normativa nº 95/CUn/2017.
    A defesa fora de prazo pressupõe o cumprimento de todas as obrigações acadêmicas que antecedem a defesa, não podendo ser confundida com o mecanismo de prorrogação, o qual concede prazo adicional ao estudante para completar suas obrigações acadêmicas, conforme definido na Resolução Normativa nº 95/CUn/17.
    Os estudantes de mestrado e de doutorado terão até 90 (noventa) dias para protocolar o pedido, após o término do seu prazo regimental, e a defesa deverá ocorrer em até 30 (trinta) dias após a aprovação pelo Colegiado Delegado.

    – Requerimento de Solicitação de Defesa fora do prazo

    Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).

  14. Transferência entre Instituições Associadas ao PROFMAT

    Poderão ser aceitas transferências de alunos(as) do PROFMAT regularmente matriculados em outra Instituição Associada, desde que satisfeitos os critérios dispostos em Regulamentação Interna infra regimental específica.

    – Requerimento de Transferência entre Instituições Associadas ao PROFMAT

    Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo Gov.br  e enviado à Secretaria da Pós-Graduação pelo e-mail profmat.bnu@contato.ufsc.br.

  15. Requerimento de novo prazo de entrega da dissertação na BU

    A Resolução Normativa Nº 52/2019/CPG define em seu Art. 2º, que: “Excepcionalidades que prejudiquem a entrega da versão final do trabalho de conclusão, dentro do prazo estabelecido nos parágrafos 1º, 3º e 4º do art. 65 da Resolução Normativa Nº 95/CUn/2017, deverão ser decididas pelo colegiado delegado do Programa.” Resolução Normativa n. 52/2019/CPG/UFSC – Dispõe sobre a entrega fora do prazo estabelecido pela banca.
    Ofício Circular n. 69/2019/PROPG/UFSC – Procedimentos para entrega de trabalho de conclusão em atraso na BU-UFSC

    – Requerimento de novo prazo de entrega da dissertação na BU – preenchido e enviado pelo(a) Aluno(a)
    – Formulário de encaminhamento da Decisão do Colegiado Delegado – preenchido pela Secretaria
    Este formulário deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).

Todos os formulários devem ser preenchidos, assinados pelo Assina UFSC e encaminhados pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI) (com exceção do formulário 13 que deve ser enviado por e-mail).