Auxílio Participação em Eventos (discentes)
ORIENTAÇÕES |
As normas e procedimentos para a concessão de Auxílio Financeiro a Estudante do Profmat visando à participação em eventos acadêmicos são definidos pela Instrução Normativa PROFMAT/SBM Nº 003/2024 e pelo Termo de Fomento, que devem ser lidos pelo(a) discente antes de realizar a solicitação.
Será concedido auxílio financeiro (a depender da disponibilidade orçamentária) aos discentes que solicitarem-no para participação em:
I – encontros e reuniões técnicas e de gestão; II – eventos acadêmicos, com participação de coordenadores, professores, estudantes e outros pesquisadores, incluindo congressos, seminários, aulas magnas, workshops, escolas temáticas, acompanhamento de associadas, entre outros; e III – ações de autoavaliação e internacionalização. |
O auxílio financeiro a estudante é de caráter subsidiário, sem qualquer natureza indenizatória, destinando-se ao pagamento de despesas relativas à estada e participação no evento acadêmico a que se destina, tais como: deslocamento aéreo, terrestre e/ou fluvial; taxas de inscrição; hospedagem; e alimentação.
PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO |
Para solicitar o auxílio evento ao PROFMAT, o(a) discente deve preencher e assinar (via Assin@UFSC) o formulário abaixo e enviá-lo junto com os outros documentos listados para o e-mail profmat.bnu@contato.ufsc.br com antecedência de 30 (trinta) dias da realização do evento:
- Formulário de solicitação de auxílio discentes
- Carta de aceite do trabalho (ou o Comprovante de Submissão);
- Folder do evento;
- Resumo do trabalho.
O valor destinado para a concessão do auxílio financeiro a estudante obedecerá o parâmetro previsto no Termo de Fomento, em unidades proporcionais a R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais), estabelecidas pela Comissão Acadêmica Nacional do Profmat e pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da SBM em função da natureza, duração e localidade do evento.
O valor será efetuado em parcela única, em data programada pela gestão do Termo de Fomento, preferencialmente até o dia de início do evento acadêmico associado, mas podendo ocorrer em data posterior, a depender da disponibilidade orçamentária ou dos trâmites administrativos associados. O pagamento do auxílio financeiro será realizado pela SBM na conta bancária indicada pelo beneficiário.
Possíveis cancelamentos do evento acadêmico por parte da organização ou da participação do beneficiário por livre-iniciativa obrigam, em caso de pagamento antecipado do auxílio, a devolução integral do valor percebido em prazo não superior a 5 (cinco) dias úteis contados da notificação.
PROCEDIMENTOS PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS |
Após o evento, o discente deve realizar a prestação de contas dos recursos recebidos, enviando os documentos abaixo listados para o e-mail profmat.bnu@contato.ufsc.br no prazo máximo de até 5 (cinco) dias úteis, contados da data de encerramento do evento acadêmico:
- Formulário de Prestação de contas (relatório de viagem) preenchido e assinado (via Assin@UFSC);
- Certificado ou declaração ou atestado ou lista de presença/frequência que atestem a participação do(a) estudante no evento;
- Cópia do trabalho apresentado (resumo ou pôster) ou do material audiovisual de comunicação oral, registro de publicação nos anais do evento, entre outros.
Página atualizada em 28/04/2025.