Concessão de Bolsas de Estudos CAPES/PROFMAT (Turma 2022)

14/02/2022 15:18

Em consonância com o Edital Nº 14 da Comissão Acadêmica Nacional do PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) de 14 de fevereiro de 2022, o Polo do PROFMAT do campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (Instituição Associada – IA), no uso de suas atribuições, convida os classificados do Exame Nacional de Acesso de 2022 que se matricularam no programa (tanto no Edital ordinário quando no de reclassificação) a concorrerem à cota de bolsas reservada a esta IA

Estas bolsas são no valor de R$ 1.500,00 e são concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O prazo para inscrição é de 15 a 22 de fevereiro de 2022.

Poderão concorrer a bolsa de estudo o mestrando regularmente matriculado no PROFMAT e que atende às seguintes exigências (comprovadas mediante documentação):

1. Comprovar efetiva docência de Matemática na rede pública de ensino básico mediante declaração do diretor da escola, com data anterior máxima de 30 dias;
  2. Comprovar que pertencem ao quadro permanente de servidores da rede pública de ensino;
  3. Comprovar que obtiveram aprovação em estágio probatório;
  4. Comprovar que têm rendimentos brutos mensais inferiores ou iguais a R$ 9.600,00 (nove mil e seiscentos reais), incluindo todas as remunerações do candidato, mediante contracheque, ou equivalente, com data anterior máxima de 30 dias;
  5. Não possuir qualquer relação de trabalho com a Instituição Associada que oferta o mestrado (UFSC Blumenau);
  6. Não ter usufruído previamente de bolsa de estudo PROFMAT/CAPES, independentemente do tempo concedido;
  7. Não estar usufruindo de bolsa em qualquer modalidade, salvo as permitidas pela legislação em vigor;
  8. Não ser discente em qualquer outro programa de pós-graduação;
  9. Assinar o Termo de Compromisso do Bolsista sem rasuras e/ou alterações (modelo Anexo 2 do Edital Nº 14)
  10. Não estar cedido a órgão público ou sindicato ou exercendo funções de gestão ou, ainda, em situação de afastamento.

Os candidatos que aplicarem a este certame serão classificados pela nota no ENA 2022, respeitada a classificação final (publicada neste site pelo número de inscrição) com base nos critérios de desempate. Caso haja empate, o candidato que residir na cidade mais distante da Instituição Associada terá preferência. Se o empate ainda persistir, o candidato com menor rendimento bruto total terá preferência.

A inscrição deverá ser feita com o envio de cópia da documentação descritas nos incisos de I a IX (vide o Artigo 13º do Edital Nº 14) juntamente com uma cópia de comprovante de residência para o e-mail do programa (profmat.bnu@contato.ufsc.br) com o ASSUNTO: “Bolsa CAPES – Turma 2022“.

Os originais desta mesma documentação (incluindo o comprovante de residência) deverão ser enviados/entregues no endereço, em envelope lacrado, aos cuidados da “Secretaria do Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT”, no endereço indicado abaixo. A documentação poderá ser enviada por Correios ou transportadoras, ou ainda entregue diretamente na portaria da UFSC Campus Blumenau.

SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Centro de Blumenau – Universidade Federal de Santa Catarina