Professores do PROFMAT Blumenau participam de Evento Nacional de Matemática

19/10/2022 15:45

Os professores Felipe Delfini Caetano Fidalgo, Luiz Rafael dos Santos e Roger Behling, do Departamento de Matemática e do Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) da UFSC Blumenau, participaram do IV Congresso Brasileiro de Jovens Pesquisadores em Matemática Pura, Aplicada e Estatística. O evento foi realizado em João Pessoa, de 5 a 7 de outubro, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O congresso, realizado desde 2014, tem a finalidade de promover um intercâmbio científico entre pesquisadores, assim como discutir os problemas encontrados pelos recém-doutores no início de sua vida acadêmica. Os três professores da UFSC Blumenau foram palestrantes do evento em sessões temáticas.

O professor Felipe, que é coordenador do PROFMAT, apresentou a palestra intitulada “Quatérnios para resolver um DMDGP para exemplares proteicos”. Ele conta que foi muito prazeroso ver o entusiasmo com que os jovens pesquisadores brasileiros têm trabalhado, mesmo em meio a tantas dificuldades. “Somos gratos à Capes e ao PROFMAT pelo apoio para que pudéssemos conversar com nossos colegas professores e com seus estudantes de pós-graduação sobre temas de pesquisa inovadores. Tenho certeza que trouxemos muitas ideias novas para orientar nossos alunos do PROFMAT, inclusive com inovações para a sala de aula da Educação Básica”, avalia.

Já o professor Luiz Rafael apresentou a palestra “The Block-wise Circumcentered–Reflection Method“. Ele conta que o evento foi uma ótima oportunidade de compartilhar com jovens pesquisadores de todo o Brasil as pesquisas desenvolvidas nos últimos anos. “Foi um dos primeiros eventos nacionais presenciais de Matemática depois da fase mais grave da pandemia de Covid-19, e a UFPB nos recebeu muito bem. As plenárias foram ótimas. A sessão de Otimização, que participamos, foi muito proveitosa e certamente vai gerar novas parcerias e pesquisas futuras”, conta o professor.

Com a palestra “On the centralization of the circumcentered-reflection method“, o professor Roger também elogiou o retorno dos eventos presenciais. “Sem dúvida, nada se compara a uma conferência presencial para troca de ideias de inovações em nossos campos de pesquisa e para nossas orientações da pós-graduação. A ideia é sempre fortalecer a Pesquisa e o Ensino de Otimização em Blumenau, tanto na licenciatura quanto no mestrado”, disse Roger.