Informações à Banca Examinadora – Defesa Presencial

DEFESA PRESENCIAL

É condição para a obtenção do título de Mestre a defesa pública do Trabalho de Conclusão de Curso, no qual o(a) estudante demonstre domínio atualizado do tema escolhido, nas formas de dissertação ou outro tipo de trabalho de conclusão, como definido em Regulamentação Interna infra regimental específica.  A defesa será dividida em dois momentos:

[1º Momento – Defesa do(a) aluno(a) e arguição da banca]

Será reservado para a defesa do(a) aluno(a) e para a arguição dos membros da banca examinadora que acontecerá em sessão pública em uma das salas da universidade, no campus de Blumenau.

De acordo com o Regimento Interno do Programa:

• A apresentação oral do aluno terá duração máxima de 50 minutos.
  • Cada membro da banca examinadora terá até 45 minutos para arguição.
[2º Momento – Resultado da Defesa]

Será reservado aos membros da comissão examinadora para a deliberação do resultado da defesa.

Com o fim da arguição, o(a) estudante e as pessoas que estiverem assistindo devem deixar a sala para que a banca possa discutir com privacidade.

Após as considerações e decisão dos membros da banca examinadora, o discente e os participantes ouvintes deverão reingressar na sala, para notificação do resultado final e encerramento da sessão.

Orientações para Deliberação da Banca Examinadora

A decisão da banca examinadora deve seguir as orientações do Resolução Normativa Nº154/2021/CUn:

“Art. 73. A decisão da banca examinadora de trabalho de conclusão será tomada pela maioria de seus membros, podendo o resultado da sessão de defesa ser: aprovado ou reprovado. “

De acordo com o Regimento Interno do PROFMAT (2022), se for reprovado(a) na defesa do Trabalho de Conclusão de Curso, o(a) estudante terá sua matrícula automaticamente cancelada e será desligado(a) do Programa.

• Caso algum membro titular da banca examinadora não possa participar da apresentação, deverá avisar com antecedência ao suplente e ao presidente da banca, para as devidas substituições.
  • A declaração de participação dos membros da banca examinadora será encaminhada por e-mail pelo presidente da banca assim que a defesa for encerrada.

A ata da apresentação da Defesa de Dissertação, que constará o resultado final e as assinaturas da banca examinadora, será enviada antecipadamente para o(a) presidente da banca (orientador(a)). Todos os membros da banca devem assiná-la, (pelo Assin@UFSC, se professor da UFSC) e (pelo Gov.br, se membro externo à UFSC).