Exame de Proficiência em Línguas

A Regulamentação Interna Nº 04/PROFMAT/2022, dispõe sobre as normas complementares para o exame de proficiência em língua estrangeira (inglês) e língua portuguesa (para estudantes estrangeiros) no PROFMAT-BNU. A Comissão de Validação de Proficiência em Línguas, semestralmente, aplicará 1 (uma) prova para identificação de proficiência em leitura de língua inglesa.

Conforme Regulamentação Interna, há ainda a possibilidade de o(a) estudante solicitar a análise e validação de sua documentação de proficiência em língua inglesa, com apresentação do certificado de aprovação no Exame de Proficiência em Leitura (EPLE) em língua inglesa emitido pelo Departamento de Língua e Literatura Estrangeira (DLLE) da UFSC.

Neste caso, o(a) aluno(a) deverá preencher e assinar o “Requerimento para validação de proficiência em línguas” disponibilizado pelo PROFMAT na página Formulários internos. Após o preenchimento do documento, o estudante deve abrir chamado no Portal de Atendimento Institucional (PAI) da Pós-Graduação, anexando o requerimento e a declaração de proficiência em arquivo compactado (.zip).

Exame de Proficiência em Línguas 2024.1

Neste semestre, o Exame de Proficiência em Línguas realizado pelo PROFMAT ocorrerá no dia 26 de abril de 2024, às 14h00min, na sala A-105. A organização e correção da prova será realizada pela Comissão Validação de Proficiência em Línguas, designada pela Portaria nº003/2024/PROFMATBNU.

Seguem abaixo os documentos referentes ao processo e as datas de previsão/publicação deles:

DICIONÁRIOS

Será permitido o uso de um dicionário impresso, o qual deve ser providenciado pelo(a) próprio(a) candidato(a).Informamos que é possível fazer a reserva de dicionários na Biblioteca Universitária do Campus. Os dicionários de idiomas são emprestados, também, em quaisquer dias da semana, na modalidade de “empréstimo especial” para fins de provas de proficiência.

Exame de Proficiência em Línguas 2023.2
Exame de Proficiência em Línguas 2023.1