Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
De acordo com o disposto na Resolução nº 01/2024/PROFMAT, a relação das Áreas de Concentração e suas respectivas Linhas de Pesquisa é:
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO | LINHAS DE PESQUISA |
Matemática na Educação Básica | Divulgação e Popularização de Matemática da Educação Básica |
Matemática na Educação Básica e suas Tecnologias | |
Formação de Professores de Matemática da Educação Básica |
A linha de pesquisa “Divulgação e Popularização de Matemática da Educação Básica” se concentra na divulgação científica, com foco na Matemática, e em seu impacto no aprendizado e interesse nessa área. Ela explora tópicos como a comunicação científica na internet e sua relação com a tecnologia digital, a criação de Laboratórios de Matemática nas Escolas, e como visitas guiadas a museus e institutos de pesquisas científicas relacionadas à Matemática influenciam no interesse pela área. O objetivo é tornar a Matemática mais acessível para alunos do Ensino Fundamental e Médio, incentivando a sua participação em competições matemáticas, como as olimpíadas, que estimulam o pensamento crítico e o raciocínio lógico. Além disso, busca popularizar a Matemática por meio de eventos, exposições, workshops e recursos digitais, tornando os conceitos matemáticos mais aplicáveis ao cotidiano.
A linha de pesquisa “Matemática na Educação Básica e suas Tecnologias” tem como objetivo garantir uma compreensão sólida dos conceitos matemáticos essenciais para o ensino de Matemática da Educação Básica. Ela busca promover a relevância da Matemática no cotidiano e em futuras carreiras, proporcionando uma base para estudos posteriores em campos relacionados. Essa linha abrange a integração dos conceitos matemáticos da Educação Básica, concepção e utilização de diversas tecnologias (softwares, aplicativos, recursos online, dentre outros), tornando o aprendizado da Matemática mais envolvente e prático.
As pesquisas realizadas na linha “Formação de Professores de Matemática da Educação Básica” focam na preparação e capacitação dos professores de Matemática dotando esses profissionais com os conhecimentos matemáticos sólidos, necessários para desempenharem com excelência o papel de ensinar. Esta linha envolve o estudo aprofundado da Matemática, bem como a compreensão das necessidades dos alunos para enfrentarem desafios acadêmicos e cotidianos que requerem essa competência, enquanto estabelece uma base sólida para futuros estudos e aplicações em diversas áreas da vida e da carreira. Além disso, esta linha de pesquisa busca promover a formação e o desenvolvimento profissional contínuos, para que os Professores de Matemática da Educação Básica estejam preparados para enfrentar as demandas em constante evolução da sala de aula e contribuir para o crescimento acadêmico de seus alunos.