Corpo Docente
Prof. Dr. André Vanderlinde da Silva |
Doutor em Matemática (USP)
Professor permanente|andre.vanderlinde@ufsc.br
Linha(s) de pesquisa: Divulgação e Popularização de Matemática da Educação Básica
Possui graduação em Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB, 2007), mestrado em Matemática e Computação Científica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2010) e doutorado em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP, 2014), com a tese “Sobre fluxos de Reeb 3-dimensionais: existência implicada de órbitas periódicas e caracterização dinâmica do toro sólido”, orientada por Pedro Antonio Santoro Salomão. Sua experiência acadêmica abrange as áreas de dinâmica simplética, geometria de contato e teoria de Morse, com interesse especial na investigação de fluxos de Reeb e suas aplicações em geometria diferencial e topologia das variedades. Além de sua produção científica, André desempenha um papel ativo no Movimento em Rede da Feira de Matemática, contribuindo para a formação de professores, organização de eventos e avaliação de projetos em Feiras de Matemática.
Projeto de pesquisa macro do PROFMAT ao qual está vinculado: Promoção e Divulgação da Matemática na Sociedade.
Prof. Dr. Bruno Tadeu Costa |
Doutor em Matemática Aplicada (USP)
Professor permanente | b.t.costa@ufsc.br
Linha(s) de pesquisa: Formação de Professores de Matemática da Educação Básica
Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2007), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP, 2010) e doutorado em Matemática Aplicada também pela USP (2015), com a tese “Grupoides de Lie e o Teorema de Noether em Teoria de Campos no Âmbito Hamiltoniano”, orientada por Frank Michael Forger. Suas principais áreas de interesse e pesquisa incluem teoria clássica de campos, grupoides de Lie, simetrias e o Teorema de Noether, com foco na interface entre geometria diferencial e sistemas dinâmicos. Além de sua produção científica, é revisor de periódicos renomados como Journal of Mathematical Sciences e Bulletin of the Malaysian Mathematical Sciences Society.
Projeto de pesquisa macro do PROFMAT ao qual está vinculado: A Matemática na Educação Básica.
Prof. Dr. Eleomar Cardoso Júnior |
Doutor em Matemática (UEM)
Professor permanente e Subcoordenador do PROFMAT | eleomar.junior@ufsc.br
Linha(s) de pesquisa: Divulgação e Popularização de Matemática da Educação Básica; Formação de Professores de Matemática da Educação Básica e Matemática na Educação Básica e suas Tecnologias
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2008), mestrado em Matemática e Computação Científica pela UFSC (2011) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2014), com a tese “Estabilidade de Ondas Periódicas para Modelos Dispersivos Não-Lineares”, orientada por Fábio Matheus Amorin Natali. Participa de projetos voltados para a extensão, como a Olimpíada Massarandubense de Matemática e treinamentos para olimpíadas de matemática. Suas principais áreas de pesquisa incluem análise, equações diferenciais parciais, estabilidade e instabilidade orbital de soluções de equações de evolução, com ênfase em modelos não-lineares dispersivos, como as equações de Schrödinger e Klein-Gordon. Eleomar é ativo em orientações acadêmicas, participações em bancas e publicações científicas, abordando temas como estabilidade orbital de ondas estacionárias e viajações periódicas.
Projetos de pesquisa macro do PROFMAT aos quais está vinculado: Promoção e Divulgação da Matemática na Sociedade; Ensino Básico de Matemática e Aplicações e A Matemática na Educação Básica.
Prof. Dr. Felipe Delfini Caetano Fidalgo |
Doutor em Matemática Aplicada (UNICAMP)
Professor permanente e Coordenador do PROFMAT |felipe.fidalgo@ufsc.br
Linha(s) de pesquisa: Divulgação e Popularização de Matemática da Educação Básica e Matemática na Educação Básica e suas Tecnologias
Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2008), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2011) e doutorado também em Matemática Aplicada pela UNICAMP (2015), com a tese “Dividindo e Conquistando com Simetrias em Geometria de Distâncias”, orientada por Carlile Campos Lavor. Suas principais áreas de pesquisa incluem Geometria de Distâncias e Álgebras Geométricas, com aplicações em Biologia Molecular, Robótica, Redes de Sensores e Inteligência Artificial. Felipe desenvolve estudos sobre algoritmos baseados em simetrias e métodos numéricos aplicados à Geometria Molecular e à Álgebra Geométrica, com ênfase em ferramentas como Álgebras de Clifford e Quatérnios. É também revisor de periódicos nacionais e internacionais nas áreas de Matemática Aplicada e Otimização.
Projetos de pesquisa macro do PROFMAT aos quais está vinculado: Promoção e Divulgação da Matemática na Sociedade; Ensino Básico de Matemática e Aplicações.
Prof. Dr. Felipe Vieira |
Doutor em Matemática (Universität Münster)
Professor permanente |f.vieira@ufsc.br
Linha(s) de pesquisa: Divulgação e Popularização de Matemática da Educação Básica; Formação de Professores de Matemática da Educação Básica e Matemática na Educação Básica e suas Tecnologias
Possui graduação em Matemática e Computação Científica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2006), mestrado em Matemática e Computação Científica pela mesma instituição (2008) e doutorado em Matemática pela Universidade de Münster, Alemanha (2013), com a tese “C-algebras Associated with Endomorphisms of Groups”, sob orientação de Joachim Cuntz. Suas áreas de interesse incluem Álgebra de Operadores, com destaque para C*-álgebras, Teoria de K, produtos cruzados e ações parciais de grupos e semigrupos. Felipe tem contribuído de forma significativa na aplicação dessas teorias a problemas práticos em Análise Funcional e Álgebra. Além disso, coordena e participa de projetos de extensão e popularização da matemática, como a Olimpíada Massarandubense de Matemática e o Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP).
Projetos de pesquisa macro do PROFMAT aos quais está vinculado: Promoção e Divulgação da Matemática na Sociedade; Ensino Básico de Matemática e Aplicações e A Matemática na Educação Básica.
Prof. Dr. Francis Felix Cordova Puma |
Doutor em Matemática (UFRJ)
Professor permanente | francis.cordova@ufsc.br
Linha(s) de pesquisa: Divulgação e Popularização de Matemática da Educação Básica
Possui graduação em Matemática pela Universidad Nacional del Callao (Peru, 2003), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2010) e doutorado também pela UFRJ (2014), com a tese “Propriedades Assintóticas de Modelos de Misturas e Sistemas Híbridos”, sob orientação de Jaime Muñoz Rivera. Sua área de atuação concentra-se em Equações Diferenciais Parciais e Análise Aplicada, com ênfase em temas como estabilidade e instabilidade de sistemas híbridos, modelos de misturas termoelásticas e semigrupos C0. Francis também possui experiência em pesquisa aplicada, incluindo projetos voltados para a aplicação da transformada de wavelet na detecção de distúrbios em sistemas de energia elétrica.
Projeto de pesquisa macro do PROFMAT ao qual está vinculado: Promoção e Divulgação da Matemática na Sociedade.
Prof. Dr. Guilherme Wagner |


Professor permanente | guilherme.w@ufsc.br
Linha(s) de pesquisa: Formação de Professores de Matemática da Educação Básica; Matemática na Educação Básica e suas Tecnologias
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2016), mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC (2018 e 2022), com a tese “Filosofia da Educação Matemática Crítica: Fundamentos Crítico-Ontológicos”, sob orientação de Everaldo Silveira. Coordena o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Suas áreas de interesse incluem Educação Matemática Crítica, Filosofia da Educação Matemática, Subjetividades Matemáticas, e Educação em Ciência de Dados, com foco na formação de professores e na integração de tecnologias e modelagem matemática. Além de sua produção acadêmica, Guilherme desenvolve projetos de extensão voltados para a popularização da Educação Matemática, como o Rede LabMatMaker, que busca fomentar práticas pedagógicas inovadoras e colaborativas em laboratórios de matemática e espaços maker. Também coordena iniciativas de ensino interdisciplinar, como cursos introdutórios em Ciência de Dados para a Educação Básica.
Projetos de pesquisa macro do PROFMAT aos quais está vinculado: Ensino Básico de Matemática e Aplicações; A Matemática na Educação Básica.
Prof. Dr. Hugo José Lara Urdaneta |


Professor permanente | hugo.lara.urdaneta@ufsc.br
Linha(s) de pesquisa: Divulgação e Popularização de Matemática da Educação Básica; Matemática na Educação Básica e suas Tecnologias
Possui graduação em Matemática pela Universidad Pedagógica Experimental Libertador (Venezuela, 1988), mestrado em Matemática pela Universidad Centroccidental Lisandro Alvarado (Venezuela, 1994) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil, 1998), com a tese “Números de Condição e a Direção Afim Escala em Programação Linear”, orientada por Clóvis Gonzaga. Realizou pós-doutorados na Universidade de Waterloo (Canadá, 2001-2002) e na Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2015). Hugo possui vasta experiência em Matemática Aplicada, com ênfase em Programação Linear, Programação Não Linear e Análise Numérica. Suas linhas de pesquisa incluem temas como otimização convexa, programação semidefinida, e modelagem matemática aplicada a problemas industriais e agrícolas.
Projetos de pesquisa macro do PROFMAT aos quais está vinculado: Promoção e Divulgação da Matemática na Sociedade; Ensino Básico de Matemática e Aplicações e A Matemática na Educação Básica.
Prof. Dr. Júlio Faria Corrêa |


Professor permanente | correa.j@ufsc.br
Linha(s) de pesquisa: Divulgação e Popularização de Matemática da Educação Básica; Formação de Professores de Matemática da Educação Básica e Matemática na Educação Básica e suas Tecnologias
Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2004), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2015), com a tese “Educação Matemática e Guerra: uma Análise sobre o Modernismo e o Estruturalismo na Guerra Fria”, orientada por Antonio Miguel. Lidera o Grupo Humanitas/UFSC, que desenvolve pesquisas nas áreas de História, Filosofia e Educação Matemática, com foco em abordagens críticas e históricas, incluindo estudos sobre o Antropoceno e a interdisciplinaridade na formação docente. Júlio é autor de publicações acadêmicas que discutem a relação entre Matemática e contextos sociopolíticos, como o uso da Matemática em períodos de guerra e suas implicações ético-políticas na educação. Além de sua produção científica, contribui para projetos de extensão e formação de professores, buscando integrar a História e a Filosofia da Matemática ao ensino, promovendo uma educação matemática mais reflexiva e contextualizada.
Projetos de pesquisa macro do PROFMAT aos quais está vinculado: Promoção e Divulgação da Matemática na Sociedade; Ensino Básico de Matemática e Aplicações e A Matemática na Educação Básica.
Profa. Dra. Louise Reips |
Linha(s) de pesquisa: Divulgação e Popularização de Matemática da Educação Básica; Formação de Professores de Matemática da Educação Básica e Matemática na Educação Básica e suas Tecnologias
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2006), mestrado em Engenharia Mecânica pela mesma instituição (2008) e doutorado em Matemática Aplicada pela Westfälische Wilhelms-Universität Münster, na Alemanha (2013), com a tese “Parameter Identification in Medical Imaging”, orientada por Martin Burger e coorientada por Barbara Kaltenbacher. Suas áreas de interesse incluem Matemática Aplicada, com foco em modelagem matemática e análise numérica aplicada a problemas biomédicos, dinâmica imunológica, viscoelasticidade não-linear e otimização em problemas inversos. Louise coordena e participa de projetos de pesquisa voltados à aplicação da modelagem matemática no estudo de processos biológicos, como a dinâmica tumoral e a imunoterapia, além de projetos de extensão, como a organização de olimpíadas de matemática e treinamentos para estudantes e professores.
Projetos de pesquisa macro do PROFMAT aos quais está vinculado: Promoção e Divulgação da Matemática na Sociedade; Ensino Básico de Matemática e Aplicações e A Matemática na Educação Básica.
Prof. Dr. Luiz Rafael dos Santos |
Linha(s) de pesquisa: Formação de Professores de Matemática da Educação Básica; Matemática na Educação Básica e suas Tecnologias
Possui graduação em Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB, 2004), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2008) e doutorado em Matemática Aplicada também pela UNICAMP (2014), com a tese “Escolha Otimizada de Parâmetros em Métodos de Pontos Interiores para Programação Linear”, sob orientação de Aurélio Ribeiro Leite de Oliveira. Durante o doutorado, realizou um estágio sanduíche na School of Mathematics da University of Edinburgh, Escócia, sob supervisão de Jacek Gondzio. Suas áreas de pesquisa incluem métodos de otimização, programação linear e não-linear, e algoritmos numéricos, com ênfase em métodos de pontos interiores e suas aplicações em programação convexa. Luiz Rafael também tem experiência como professor visitante no Departamento de Engenharia de Ciências da Gestão da Stanford University e no Departamento de Matemática Aplicada da UNICAMP. Além disso, desenvolve projetos voltados à implementação eficiente de algoritmos numéricos e à análise de convergência e complexidade de métodos computacionais de otimização.
Projetos de pesquisa macro do PROFMAT aos quais está vinculado: Ensino Básico de Matemática e Aplicações; A Matemática na Educação Básica.
Prof. Dr. Maicon José Benvenutti |
*Em afastamento até 31 de dezembro de 2026.
Possui graduação em Matemática e Computação Científica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2007), mestrado em Matemática e Computação Científica pela mesma instituição (2010) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2014), com a tese “Estabilidade Não-Linear de Soluções Estacionárias das Equações de Euler Incompressíveis com Simetria Helicoidal”, sob orientação de Helena Judith Nussenzveig Lopes. Suas áreas de interesse e pesquisa incluem análise matemática, com ênfase em equações diferenciais parciais, estabilidade de soluções de equações de dinâmica dos fluidos e assimilação de dados para modelos de equações diferenciais. Além disso, tem contribuído para estudos teóricos sobre a estabilidade de soluções grandes para sistemas de Navier-Stokes e equações de mecânica dos fluidos magneto-hidrodinâmicos (MHD).
Projeto de pesquisa macro do PROFMAT ao qual está vinculado: Ensino Básico de Matemática e Aplicações.
Prof. Dr. Renan Gambale Romano |
Doutor em Matemática (UFSCar)
Professor permanente | r.g.romano@ufsc.br
Linha(s) de pesquisa: Divulgação e Popularização de Matemática da Educação Básica; Matemática na Educação Básica e suas Tecnologias
Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2009), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2013) e doutorado em Matemática também pela UFSCar (2016), com a tese “Confirmação matemática do efeito de Aharonov-Bohm no modelo sem interação com a fronteira do solenóide”, orientada por César Rogério de Oliveira. Sua pesquisa está centrada na área de Física Matemática, com ênfase em teoria de operadores lineares em espaços de Hilbert, análise espectral e tópicos em mecânica quântica, incluindo o estudo do efeito Aharonov-Bohm e suas implicações em operadores de Schrödinger. Renan desenvolve projetos de pesquisa que investigam propriedades espectrais e extensões auto-adjuntas de operadores magnéticos e contribui para a popularização da matemática por meio de cursos de curta duração e eventos científicos.
Projetos de pesquisa macro do PROFMAT aos quais está vinculado: Promoção e Divulgação da Matemática na Sociedade; Ensino Básico de Matemática e Aplicações.
Prof. Dr. Roger Behling |
Doutor em Matemática (IMPA)
Professor permanente | roger.behling@ufsc.br
Linha(s) de pesquisa: Divulgação e Popularização de Matemática da Educação Básica; Matemática na Educação Básica e suas Tecnologias
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2004), mestrado em Matemática e Computação Científica pela mesma instituição (2006) e doutorado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA, 2011), com a tese “The Method and the Trajectory of Levenberg-Marquardt”, sob orientação de Alfredo Noel Iusem. Realizou pós-doutorados na Stanford University (2012) e na Technische Universität Dresden (2015), com foco em otimização contínua. Suas principais áreas de pesquisa incluem otimização contínua, métodos de projeções e reflexões circuncentradas, programação convexa, e análise variacional. É revisor de diversos periódicos internacionais e orientador de trabalhos de mestrado, doutorado e iniciação científica. Além de sua produção acadêmica, participa ativamente de eventos científicos e colaborações internacionais, destacando-se como um dos principais pesquisadores em métodos de otimização no Brasil.
Projetos de pesquisa macro do PROFMAT aos quais está vinculado: Promoção e Divulgação da Matemática na Sociedade; Ensino Básico de Matemática e Aplicações.
Profa. Dra. Vanda Maria Luchesi |
Doutora em Engenharia Mecânica (USP)
Professora permanente | v.luchesi@ufsc.br
Linha(s) de pesquisa: Matemática na Educação Básica e suas Tecnologias
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2002), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP, 2005) e doutorado em Engenharia Mecânica pela USP (2011), com a tese “Estudo Teórico e Desenvolvimento de um Sistema de Avaliação para Fluidos de Corte em Usinagem”, sob orientação de Reginaldo Teixeira Coelho. Suas principais áreas de interesse incluem análise numérica, equações diferenciais parciais, problemas inversos e otimização aplicada a processos de fabricação, com destaque para reconstrução de parâmetros térmicos em processos industriais. Vanda desenvolve projetos interdisciplinares que integram modelagem matemática e simulação numérica, com aplicações em engenharia e ciências de materiais. Além disso, coordena iniciativas voltadas para a inclusão de meninas e mulheres nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), promovendo eventos como a Jornada Love Lace e o projeto Minas em STEM, que incentivam a liderança feminina na ciência e tecnologia.
Projeto de pesquisa macro do PROFMAT ao qual está vinculado: Ensino Básico de Matemática e Aplicações.