Informações ao discente
| Requisitos para realização da Defesa de Dissertação |
O Curso de Mestrado do PROFMAT da UFSC de Blumenau tem a duração mínima de 12 (doze) e máxima de 30 (trinta) meses. Fique atento(a) aos seus prazos, acessando a página de Acompanhamento.
A dissertação deve ser elaborada de acordo com a Normalização de Trabalhos Acadêmicos da UFSC, conforme documentos de orientação disponibilizados pela Biblioteca Universitária. As orientações sobre o Recurso Educacional podem ser acessadas na página Recurso Educacional.
O Trabalho de Conclusão de Curso (dissertação) deverá ser defendido em sessão pública, perante uma banca examinadora, desde que o(a) estudante cumpra as seguintes exigências (de acordo com o Regimento Interno do PROFMAT de 2022):
1. ter sido aprovado(a) em pelo menos 9 (nove) disciplinas, incluindo todas as disciplinas obrigatórias definidas no Catálogo de Disciplinas;
2. ter índice de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero);
3. ter comprovado a proficiência em idioma estrangeiro; e
4. ter sido aprovado(a) no ENQ.
| Para marcar a data da Defesa de Dissertação: |
A solicitação de agendamento da defesa pública do Trabalho de Conclusão de Curso e aprovação da Banca Examinadora será feita através de formulário próprio encaminhado à Secretaria do PROFMAT-BNU, juntamente com o trabalho de conclusão e o recurso educacional (ambos em formato PDF), com antecedência mínima de 35 (trinta e cinco) dias da data de defesa. 
1. Requerimento de formação de banca;
2. Dissertação;
3. Recurso Educacional (em .pdf);
4. Foto para convite e divulgação nas redes:
-> deve ser enviada foto de rosto (de frente para a câmera);
-> em local iluminado;
-> com fundo branco ou liso;
-> com boa qualidade;
-> com enquadramento dos ombros para cima.
Este requerimento deve ser preenchido, assinado digitalmente pelo(a) solicitante e enviado à Secretaria pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).
|
___Defesa em caráter de sigilo___
Excepcionalmente, quando o conteúdo do trabalho de conclusão de curso envolver conhecimento passível de ser protegido por direitos de propriedade intelectual, atestado pelo órgão responsável pela gestão de propriedade intelectual na Universidade (SINOVA), ou estiver regido por questões de sigilo ou de confidencialidade, a defesa ocorrerá em sessão fechada, mediante solicitação do orientador e do candidato, aprovada pela coordenação do respectivo programa.
A realização da defesa deverá ser precedida da formalização de documento contemplando cláusulas de confidencialidade e sigilo a ser assinado por todos os membros da banca examinadora. Por sessão fechada, entende-se que o público deverá assinar um termo de compromisso de confidencialidade.
As regras relacionadas a defesa em caráter de sigilo estão dispostas no Art. 69 da Resolução Normativa N.º 154/2021/CUn e na Portaria Normativa Nº 4/2020/PROPG, de 25/09/2020, que dispõe sobre a banca de defesa do trabalho de conclusão de curso em cláusula de sigilo.



O envio do trabalho de conclusão e do recurso educacional (em formato PDF) aos membros da Banca Examinadora é de responsabilidade do(a) discente em conjunto com o(a) orientador(a), e deverá ser feito logo na sequência da emissão da Portaria de designação da banca.
A sessão da defesa pública de trabalho de conclusão será composta de 2 partes: apresentação oral do trabalho pelo(a) estudante, que deverá durar até 50 (cinquenta) minutos, e arguição pela Banca Examinadora, com duração de até 45 (quarenta e cinco) minutos por membro.











