Transferência entre Instituições Associadas
ORIENTAÇÕES |
Poderão ser aceitas transferências de alunos(as) do PROFMAT regularmente matriculados(as) em outra Instituição Associada (IA) ao PROFMAT Nacional, para ingressarem no PROFMAT-BNU, sempre que houver vagas disponíveis, obedecidos os prazos e a legislação em vigor (Resolução nº 05/2024/PROFMAT). No Calendário Acadêmico do PROFMAT-BNU, semestralmente, será previsto período para solicitação de transferências de discentes provenientes de outra Instituição Associada. Serão condições para o pedido de transferência:
I – Ser aluno(a) do PROFMAT regularmente matriculado(a) em uma Instituição Associada ao Programa Nacional;
II – Ter concluído, com aprovação, na instituição de origem, as disciplinas do primeiro período do programa, que atualmente são MA11 – Números e Funções Reais e MA12 – Matemática Discreta.
III – Ter cursado no máximo três períodos na instituição de origem.
O ingresso por transferência somente poderá ser efetivado mediante aprovação do Colegiado Delegado e terá como início a data da primeira matrícula no curso de origem. Serão considerados no tempo máximo de integralização do curso no PROFMAT-BNU, os períodos de prorrogação, trancamento e afastamentos que tenham sido utilizados pelo(a) estudante na instituição de origem.
Procedimentos para solicitação de Transferência entre IA |
As solicitações de transferências deverão ser feitas dentro do período estabelecido no Calendário Acadêmico do PROFMAT, por meio do envio para o e-mail profmat.bnu@contato.ufsc.br da documentação abaixo listada:
1. Requerimento de transferência – preenchido e assinado pelo(a) estudante, pelo(a) orientador(a) e pelo(a) Coordenador(a) da IES de origem; |
2. Documento de identificação que contenha RG, CPF e foto (frente e verso); |
3. Certidão de nascimento [se solteiro(a)] ou casamento [se casado(a)/divorciado(a)]: quanto a certidão de casamento, se divorciado(a), deve conter a averbação do divórcio;
➤ Certidão sem autenticidade digital: deve ser apresentada na secretaria para conferência com original. Veja um exemplo aqui. ➤ Certidão com autenticidade digital (QR Code ou código de verificação): deve ser enviada APENAS digitalização do documento (completo), não é necessária a apresentação do documento na secretaria. Veja um exemplo aqui. |
4. Diploma de graduação (assinado em todos os campos, inclusive pelo diplomado) ou declaração de conclusão de curso de graduação com data da colação de grau (frente e verso); |
5. Histórico Escolar da graduação (frente e verso); |
6. Histórico de Mestrado atualizado (documento completo) com autenticação digital da IES de origem ou carimbo e assinatura de servidor(a); |
7. Atestado de matrícula atualizado com autenticação digital da IES de origem ou carimbo e assinatura de servidor(a); |
8. Currículo na Plataforma de Educação Básica: realizar o cadastro do currículo na página da e salvar em PDF; |
9. Declaração do Diretor da escola: ou quem legalmente o substitua, de que se encontra atuando na docência de Matemática na Educação Básica, com firma reconhecida e com data anterior máxima de 30 dias, vedada a autodeclaração, sendo dispensado o reconhecimento de firma se Diretor de escola da rede pública. |
10. Comprovante de docência de Matemática na Educação Básica:
➤ Rede pública: contracheque ou Declaração da Secretaria de Educação (estadual ou municipal) com data anterior máxima de 30 dias ou Ato de Nomeação (no Diário Oficial); ➤ Rede privada: cópia de documento para autorização de funcionamento da escola, podendo ser portaria, parecer, resolução de órgão competente ou a publicação no Diário Oficial. |
11. Comprovante de vacinação contra COVID-19:
➤ Carteira de vacinação: devem ser digitalizadas as páginas que contenham os dados pessoais do discente e as páginas que possuem os carimbos das vacinas contra a COVID-19 (duas doses, veja mais informações no fim da página). OU |
Se necessários, os critérios para seleção de estudantes para ingresso por transferência levarão em consideração, em ordem: I -aprovação no Exame Nacional de Qualificação (ENQ); II – maior carga horária de disciplinas cursadas com aprovação e III – maior média aritmética das notas das disciplinas cursadas na Instituição Associada de origem.
Validação de créditos |
As validações de créditos são regulamentadas pela Resolução nº 02/2024/PROFMAT em disciplinas concluídas com aprovação em qualquer Instituição Associada.
A solicitação de validação de créditos em disciplinas deve ocorrer no ato da primeira matrícula no Programa ou ao longo do curso, por meio do envio do requerimento preenchido e assinado (pelo Assina UFSC, se aluno UFSC, ou pelo Gov.br, se externo a UFSC) e dos seguintes documentos:
– Requerimento de validação de créditos de disciplinas
O formulário, preenchido e assinado, deve ser enviado para a Secretaria do Programa pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI), juntamente com os documentos comprobatórios da(s) referida(s) disciplina(s), que contenham as seguintes informações: ementa e/ou conteúdo programático, professor(a) responsável, nota/conceito e carga horária.
Após a formalização, a solicitação será encaminhada para análise e deliberação do Colegiado Delegado.
ENDEREÇO:
Secretaria de Pós-Graduação
Universidade Federal de Santa Catarina/campus Blumenau
Rua João Pessoa, 2750 – Bairro Velha, Blumenau – SC, CEP 89036-256 – Bloco A, sala A-106
Telefone: (48) 3721-3336 | (47) 3232-5136
E-mail: profmat.bnu@contato.ufsc.br
Horário de atendimento regular: das 07h às 19h
Horário de atendimento de verão (de 23/12/2024 a 28/02/2025): das 07h às 13h