Validação de Disciplinas
| ORIENTAÇÕES |
A Resolução nº 02/2024/PROFMAT dispõe sobre os critérios para a validação de créditos em disciplinas concluídas com aprovação em qualquer Instituição Associada ao Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional pelo PROFMAT-BNU.
Quaisquer disciplinas do catálogo que foram concluídas com aprovação em qualquer Instituição Associada poderão ter seus créditos validados no PROFMAT da UFSC/BNU.
O(A) estudante ingressante via Exame Nacional de Acesso (ENA) poderá validar no máximo duas disciplinas obrigatórias básicas (que são Números e Funções Reais, Matemática Discreta, Geometria e Aritmética). Não há restrição à quantidade de disciplinas obrigatórias e eletivas que podem ser validadas pelo estudante, com exceção do disposto acima. Os créditos obtidos em disciplinas, para fim de validação, terão validade de 6 (seis) anos a partir da data da conclusão da disciplina.
O(A) estudante ingressante via processo de Transferência poderá validar todas as disciplinas com aprovação na instituição de origem.
| COMO SOLICITAR VALIDAÇÃO? |
Para solicitar a validação de disciplinas o discente deve encaminhar os documentos abaixo relacionados:
- Requerimento de validação de créditos de disciplinas
- Histórico de Mestrado;
- Plano de ensino ou documento no qual constem: ementa e/ou conteúdo programático, professor(a) responsável, nota/conceito e carga horária
O formulário preenchido e assinado pelo Assina UFSC, deve ser enviado juntamente com os outros documentos (em pasta zipada) para a Secretaria do Programa pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).
OBS.: caso a disciplina tenha sido cursada no PROFMAT- UFSC/BNU não há necessidade de Histórico e de Plano de Ensino.
Após a formalização, a solicitação será encaminhada para análise e deliberação do Colegiado Delegado.
Obs.: os arquivos devem ser anexados no PAI em pasta zipada. NÃO junte os arquivos em mesmo pdf, pois isso quebra a cadeia de assinatura e invalida os documentos. Para zipar uma pasta você deve seguir os passos:
- Localize os arquivos que você quer zipar (compactar).
- Selecione os arquivos que serão compactados, clique com o botão direito do mouse e selecione “7-ZIP”;
- Clique em Adicionar para “documentos diploma.zip”
- Uma nova pasta compactada com o mesmo nome é criada no mesmo local. Para renomeá-la, clique com botão direito, selecione Renomear e depois digite o novo nome.















