Edital Bolsas CAPES – 2023

27/03/2023 10:47

Encontra-se Publicado o Edital Nº 16 PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS CAPES/PROFMAT – TURMA 2023 da Comissão Acadêmica Nacional do PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) de 24 de março de 2023. O Polo do PROFMAT do campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (Instituição Associada – IA) recebeu 4 bolsas concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES),  no valor de R$ 2.100,00.

O prazo para inscrição é de 27 de março a 05 de abril de 2023

Poderão concorrer a bolsa de estudo concedida pela Capes, o mestrando regularmente matriculado no PROFMAT e que atender as seguintes exigências (comprovadas mediante documentação):

1. Comprovar efetiva docência de Matemática na rede pública de ensino básico mediante declaração do diretor da escola, com data anterior máxima de 30 (trinta) dias;
  2. Comprovar que pertencem ao quadro permanente de servidores da rede pública de ensino;
  3. Comprovar que obtiveram aprovação em estágio probatório;
  4. Comprovar que têm rendimentos brutos mensais inferiores ou iguais a R$ 9.600,00 (nove mil e seiscentos reais); incluindo todas as remunerações do candidato, mediante contracheque, ou equivalente, com data anterior máxima de 30 (trinta) dias;
  5. Não possuir qualquer relação de trabalho com a Instituição Associada que oferta o mestrado;
  6. Não ter usufruído previamente de bolsa de estudo PROFMAT/Capes, independentemente do tempo concedido;
  7. Não estar usufruindo de bolsa em qualquer modalidade, salvo as permitidas pela legislação em vigor;
  8. Não ser discente em qualquer outro programa de pós-graduação;
  9. Assinar o Termo de Compromisso do Bolsista sem rasuras e/ou alterações (modelo Anexo 3).
  • Será considerada a nota obtida no Exame Nacional de Acesso de 2023, por campus da Instituição Associada, respeitada a classificação final dos candidatos com base nos critérios de desempate.

A inscrição deverá ser feita com o envio de cópia da documentação descritas nos incisos de I a IX (vide o Artigo 5º do Edital Nº 16), juntamente com uma cópia de comprovante de residência, pelo sítio eletrônico https://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao/

Os originais desta mesma documentação (incluindo o comprovante de residência) deverão ser enviados/entregues no endereço, até 5 de abril de 2023, em envelope lacrado, aos cuidados da “Secretaria do Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT”, no endereço indicado abaixo. A documentação poderá ser enviada por Correios ou transportadoras, ou ainda entregue diretamente na portaria da UFSC campus Blumenau.

SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO – SALA A.106
Centro de Blumenau – Universidade Federal de Santa Catarina